![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHgujUDOqCiAs6_kVK2FtEeXqKOfTZmCJfU32t6nLnx34C8owBL7HMx5vzNeDgw0IMoBTkhBIZy6hkTfGAeOabnsuXLOUg30QcJOt-MIe7Y3aq84gKwpuk7HJ1mmwgZwX61VNTKJRMjEY/s320/TACAC%C3%81.bmp)
É uma bebida,bastante consumida entre os povos da região amazônica. No Pará, faz parte da "merenda" da tarde. Apesar desse processo comportamental variar de acordo com o costume dos moradores de cada município.Em Belém,po exemplo, o consumo é diário, em vista da variedade de barracas de venda espalhadas pelas ruas da cidade.Nas cidades interioranas,costuma-se tomar pela parte da tarde.É completamente normal em uma cidade pequena do interior do Pará, se ver famílias, amigos e desconhecidos sentados em torno de uma venda de tacacá, degustando a iguaria e conversando.
Essa bebida tão consumida pelo povo do Pará, é feita com os seguintes ingredientes : Tucupi,tapioca,jambú,camarão e molho de pimenta.
Da tapioca faz-se uma goma (espécie de mingau),retirada do polvilho,que resulta do descanso de um líquido amarelo (tucupi), com um sabor em alguns casos, azedo.
O tucupi,é o líquido retirado da mandioca,depois de passar por um intenso processo.
O camarão,é pescado de tarrafa, nas águas salgadas da região.
O jambú, é uma folha,que depois de passada pelo processo de cozimento,provoca um "tremor", gostoso nos lábios, algo exótico,só quem já tomou, conhece.
O molho de pimenta,que é o tucupi com o sabor modificado, depois de ter uma quantidade considerável de pimenta cheirosa. Que depois vai regar o tacacá de acordo com a "coragem" do degustador.
Essa deliciosa bebida é servida em um recipiente chamado cuia, que é o fruto da cabaça de pequeno porte, que depois de tirado sua polpa, passa por um processo de secagem e pintura, com tinta derivada da casca de uma árvore chamada cumatê.
É servido quente.
Hum, Deve ser uma delícia.
ResponderExcluirRealmente parece ser muito apetitoso!
ResponderExcluirAcredite em você
Por vezes nos questionamos: como encarar as grandes alterações que se apresentam em nossas vidas? Como agir em uma nova situação, onde tudo aquilo que já estávamos habituados a realizar precisar ser aprendido novamente? Como vencer, respeitando nossos elevados ideais?
O extraordinário é que muitas pessoas desenvolvem os melhores talentos e habilidades justamente após passarem por situações difíceis: os valores morais, a capacidade de liderar, a habilidade de desenvolver acordos benéficos, as grandes amizades, a competência de estabelecer novos métodos de ação baseados nas experiências adquiridas ao longo do tempo, o conhecimento do enorme potencial que existe no trabalho em equipe.
Todas essas e outras qualidades surgem ou se aprimoram quando o momento exige e quando sabemos que há uma meta grandiosa a ser conquistada. Nem sempre é simples deixar de lado as antigas práticas e hábitos. Pode ser necessário ajustar-se aos novos recursos disponíveis, ou utilizar estratégias às quais ainda não conhecíamos bem. Mas todo vencedor reconhece que negativismo e timidez só atrapalham nesta etapa.
Ainda que os desafios surjam de várias direções; com habilidade, coragem e entusiasmo podemos obter ótimos resultados. A união de firmeza de caráter e sabedoria, juntamente com o equilíbrio entre nossos sentimentos e racionalidade é um processo essencial para se obter a realização de nossos sonhos.
É uma experiência maravilhosa atingir a realização de um propósito, tendo a certeza de que cumpriu sua missão. Ouvir o próprio nome com alegria, a alegria de quem reconheceu nas dificuldades a ocasião de progredir, e tendo a felicidade de ter conseguido superar as adversidades, ser vitorioso e continuar sendo fiel às suas qualidades essenciais.
http://poemasdepaz.blogspot.com/
muito bom !...
ResponderExcluirSaudades do tacacá do mercado Municipal ...
ResponderExcluir