![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHgujUDOqCiAs6_kVK2FtEeXqKOfTZmCJfU32t6nLnx34C8owBL7HMx5vzNeDgw0IMoBTkhBIZy6hkTfGAeOabnsuXLOUg30QcJOt-MIe7Y3aq84gKwpuk7HJ1mmwgZwX61VNTKJRMjEY/s320/TACAC%C3%81.bmp)
É uma bebida,bastante consumida entre os povos da região amazônica. No Pará, faz parte da "merenda" da tarde. Apesar desse processo comportamental variar de acordo com o costume dos moradores de cada município.Em Belém,po exemplo, o consumo é diário, em vista da variedade de barracas de venda espalhadas pelas ruas da cidade.Nas cidades interioranas,costuma-se tomar pela parte da tarde.É completamente normal em uma cidade pequena do interior do Pará, se ver famílias, amigos e desconhecidos sentados em torno de uma venda de tacacá, degustando a iguaria e conversando.
Essa bebida tão consumida pelo povo do Pará, é feita com os seguintes ingredientes : Tucupi,tapioca,jambú,camarão e molho de pimenta.
Da tapioca faz-se uma goma (espécie de mingau),retirada do polvilho,que resulta do descanso de um líquido amarelo (tucupi), com um sabor em alguns casos, azedo.
O tucupi,é o líquido retirado da mandioca,depois de passar por um intenso processo.
O camarão,é pescado de tarrafa, nas águas salgadas da região.
O jambú, é uma folha,que depois de passada pelo processo de cozimento,provoca um "tremor", gostoso nos lábios, algo exótico,só quem já tomou, conhece.
O molho de pimenta,que é o tucupi com o sabor modificado, depois de ter uma quantidade considerável de pimenta cheirosa. Que depois vai regar o tacacá de acordo com a "coragem" do degustador.
Essa deliciosa bebida é servida em um recipiente chamado cuia, que é o fruto da cabaça de pequeno porte, que depois de tirado sua polpa, passa por um processo de secagem e pintura, com tinta derivada da casca de uma árvore chamada cumatê.
É servido quente.