Total de visualizações de página

sábado, 13 de junho de 2009

MARACANÃ UMA HISTÓRIA DE GLÓRIA, ILHA DO MARCO, FOI AQUI QUE TUDO COMEÇOU


Praia do Marco, onde a natureza é pura arte. Um lugar de paz e tranquilidade ainda não modificado pela ação humana.

O ANOITECER EM MARACANÃ-PA, OBRA DE ARTE DA NATUREZA


Este é o anoitecer mais mágico que a natureza já proporcionou para um povo.

MARACANÂ - PARÁ, UM PARAISO AS MARGENS DO OCEANO ATLÂNTICO


Maracanã -Pará


Maracanã, significa," papagaio de voz berrante", também nome de uma aldeia indígena, que teve suas terras ocupadas, por franceses que vieram do Araguaia, com 400 homens que fincaram suas bandeiras nas terras dos Maracanãs. Revelações do padre Ives D'vreux, que chegou a escrever "Histoire de Choises Advenues en Maracanã es anée 1613 et 1614. Os espanhois chegaram a Maracanã, pelha Ilha do Marco, em 9 de fevereiro e deixaram um monumento, que demarca 50 léguas da costa ocidental, do Rio Turiaçú no Maranhão,limite de uma pretensa Capitania hereditária. Essa ilha tem a denominação de Marco, por causa de um monumento de pedra, existente até hoje.

Maracanã no último censo demográfico, apresentou uma população de aproximadamente 30.000, habitantes. Seu clima é quente e úmido equatorial, porém bastante ventilado,está distande de Belém (capital do Pará), a 145 km em linha reta, e 165 km em rodovia. Sua área é de 752 km2, limitando-se ao Norte com o Oceano Atlântico, a Leste com Salinópolis e Santarém Novo, a Oeste com Marapanim e Magalhães Barata e ao Sul com Igarapé - Açú.

Localizada as margens do Rio Maracanã que desagua no Oceano Atlântico, tem paraísos naturais, como a Ilha de Maiandeua ( Algodoal) Marco, Marieta, e uma quantidade considerável de praias que formam seu litoral.

TACACÁ UMA DELICIA COM BASTANTE PIMENTA ENTÃO ....HUMMM


É uma bebida,bastante consumida entre os povos da região amazônica. No Pará, faz parte da "merenda" da tarde. Apesar desse processo comportamental variar de acordo com o costume dos moradores de cada município.Em Belém,po exemplo, o consumo é diário, em vista da variedade de barracas de venda espalhadas pelas ruas da cidade.Nas cidades interioranas,costuma-se tomar pela parte da tarde.É completamente normal em uma cidade pequena do interior do Pará, se ver famílias, amigos e desconhecidos sentados em torno de uma venda de tacacá, degustando a iguaria e conversando.


Essa bebida tão consumida pelo povo do Pará, é feita com os seguintes ingredientes : Tucupi,tapioca,jambú,camarão e molho de pimenta.

Da tapioca faz-se uma goma (espécie de mingau),retirada do polvilho,que resulta do descanso de um líquido amarelo (tucupi), com um sabor em alguns casos, azedo.

O tucupi,é o líquido retirado da mandioca,depois de passar por um intenso processo.

O camarão,é pescado de tarrafa, nas águas salgadas da região.

O jambú, é uma folha,que depois de passada pelo processo de cozimento,provoca um "tremor", gostoso nos lábios, algo exótico,só quem já tomou, conhece.

O molho de pimenta,que é o tucupi com o sabor modificado, depois de ter uma quantidade considerável de pimenta cheirosa. Que depois vai regar o tacacá de acordo com a "coragem" do degustador.

Essa deliciosa bebida é servida em um recipiente chamado cuia, que é o fruto da cabaça de pequeno porte, que depois de tirado sua polpa, passa por um processo de secagem e pintura, com tinta derivada da casca de uma árvore chamada cumatê.

É servido quente.