Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

UMA RÁPIDA ABORDAGEM SOBRE A HISTÓRIA DAS RELIGIÕES

Os sistemas religiosos das diversas origens tiveram seu surgimento na região da Mesopotâmia, eles mostravam a visão de que somente os deuses eram imortais, e que aos homens depois da morte, só restavam vagar pelas sombras através do seu espírito.
O rei era a representatividade material dos deuses e em alguns casos ele tornava-se um ser divino e a classe sacerdotal era praticante de grandes rituais de magia. Os rituais e a entrada nos grandes templos eram privilégios dos nobres e sacerdotes, quanto ao povo só era lhes dado o direito de promover cultos considerados populares, que se entrelaçavam entre crenças e superstições.
Por volta do século VI aC, o Zoroastrismo ocuppou um lugar distinto entre os religiosos e suas religiões também distintas, e segundo sua doutrina os maus morrem e são salvos, porém antes de serem salvos teriam que ser purificados no inferno enquanto que os virtuosos já vão direto para o paraiso.
Esta religião foi fundada pelo profeta persa Zoroastro ou Zaratustra, sua fé era prescrita e embasada em um só Deus, Ahura Mazda o Senhor Sabio que segundo os seguidores do Zoroastrismo era o Senhor Absoluto do Universo.
Acredita-se que a civilização egipcia foi a sociedade mais organizada, tendo como base para essa organização suas crenças religiosas. Os egipcios eram politeistas, adoravam os animais e tinham um profundo respeito pela natureza, cada cidade tinhaseu deus, o solera bastante venerado por eles por acreditarem que a vida dependia dele.
No novo império os reis tebanos da XVIII dinastia impuseram seu Deus Amon para todo o Egito, porém como havia uma certa identificação entre ele e o Deus Rá passou a chamar-se Amon-Rá, depois da morte dos reis ele voltou ao politeismo oficial.
Após o Egito ser conquistado por Alexandre em decorrencia da dinastia ptolomaica ser fundada trazendo traços da cultura grega, a religião egipcia também absorveu parte dessa cultura. seus ritos funerários eram baseados no enfrentamento ao julgamento de Osiris, acreditavam na vida após a morte, mas essa vida em princípio era acessívelapenas ao rei, após o primeiro Período Intermediário, este acesso pode ser estendido ao povo. Acreditava-seno Egito que os templos abrigavam deuses e só os reis tinham privilégios de dar oferendas ao Deus principal,mas eles entregavam essa ação para os sacerdotes que zelavam pelos templos, esses sacerdotes eram oriundos de várias regiões e tinham seu próprio a respeito dos mitos e aos poucos foram inserindo suas crenças, que impostos favoreciam a credibilidade aos deuses que eles acreditavam.
No que se refere a religiosidade popular, ela se davaem forma de divisão de classes, pois o povo não tinha acesso a entrada dos templos, este era um ato exclusivo dos sacerdotes antes purificados,porém nas paredes dos templos eram feitos orificios que permitiam a passagem de oferendas que eram apresentadas aos deuses pelo povo, que também só podia ver suas estátuas quando saiam em procissão pelas ruas.
A religião grega politeísmo, porém com caracteristicas antropomórficas, permeada por resquícios da religião primitiva e com bastante traços de feitichismo, animismo e até toteísmo,onde blocos de madeiras com imagens grosseiras eram adoradas com devoção. seus cultos estenderam-se desde a pré- história e sobreviveram no exercício dos cultos cristãos juntamente com as tradições locais.
Havia diversidade na sua crença pois os fiéis acreditavam em uma vida celestial após a morte e tinham a crença de o julgamento separaria os bons dos maus.
Com a inserção dos povos helênicos de origem européia na Grécia, com eles também vieram suas crenças e seus deuses e após contatos com a civilização cretense e mediterrânea os gregos ganharam como herança o culto a divindades femininas, como era que passou a ser a esposa de Zeus,que era o senhor dos estados atmosféricos e protetor dos clãs guerreiros, segundo os indo-europeus.
Os deuses gregos diferenciavam-se dos homens pela imortalidade, eles comandavam os fenômenos naturais e sociais porém não tinham identificação com a natureza. Seu mais importante ato religioso se dava através dos sacrifícios oferecidos aos deuses, esses rituais poderiam ser executados de forma sangrenta ou não.
Mais tarde a religião grega deu espaço para a filosofia que determinava regras a serem seguidas para uma vida íntegra.
Os romanos não tinham uma classe de sacerdotes formada, seus rituais eram comandados por chefes de família ou juizes civis,porém suas atividades eram reguladas por colégios sacerdotais.
Houve várias tentativas por parte dos imperadores em reavivar os cultos tradicionais para que essa forma de religião servisse aos interesses do estado romano,mas o Cristianismo que tornou-se a religião oficial do governo do imperador Teodósio, não permitiu e expandiu-se não dando mais espaço para o culto religioso tradicional romano.

Trabalho acadêmico de Graduação em História da FACETE- Faculdade de Educação Tecnológica do Pará
Sônia M. Pinheiro

sábado, 31 de outubro de 2009

SE VOCÊ ESTÁ A PENSAR E NÃO SABE O QUE FAZER PARA PASSAR SEU TEMPO, NÃO TEM COM QUEM DIVIDIR CONHECIMENTOS PORQUE SEUS (AS) AMIGOS (AS) QUE ENCAIXAM NO SEU NÍVEL DE CONHECIMENTO OU COMPORTAMENTO, NUNCA ESTÃO DISPONÍVEIS, QUE TAL BUSCAR OUTRAS NA INTERNET, COM SERIEDADE É CLARO.

SE SOUBER PREENCHER O TEMPO VAGO, NÃO TEM ESPAÇO PARA SOLIDÃO!

Se você é uma pessoa que vive em um meio social onde as notícias são decorrentes do antagonismo entre propínquos que através dos seus egos maltratados pela inveja, promulgam relatos sobre vidas alheias, atos esses que são frutos de uma vida vazia e sem preenchimentos, onde a ociosidade impera, e quem discorda desse comportamento sabe que é hiper legal quando de alguma forma encontra pessoas com inteligência suficiente para suprir o que falta no meio em que vive , e a Internet apesar de corrermos riscos de cairmos em algumas armadilhas, pode nos subsidiar a mudança que procuramos . É fato que colhemos o que plantamos em todos os segmentos de nossa vida, se você estiver em busca de parceiro para suprir uma necessidade seja ela sexual ou afetiva e buscar em sites de relacionamento, é claro que encontrará, porém no mínimo incorrerá em riscos de encontrar, ou um alguém que te completará ou então algum aproveitador na espreita de um e-mail feminino solitário que clama por companhia.
Aqui vai uma dica, evite essa roda viva recheada de futilidades, proponha-se a dar um sentido cultural para sua vida, se não há essa possibilidade por perto, procure contatos desconhecidos de qualidade . No YR (Yahoo Respostas), você encontra pessoas inteligentíssimas que em grupo dividem seus conhecimentos sem sequer precisar saber sua verdadeira identidade quem você é, onde mora, quanto ganha se é bonito, ou com que roupa está, ( linguagem de quem só quer sacanagem). É claro que também encontramos a “galerinha” que entra só para divertir-se (essa turminha é o bloco do humor à parte), mas não afetam a vida de ninguém e seu senso divertido faz a diferença diante da seriedade com que a maioria se apresenta, o legal disso tudo é a liberdade que você tem de se relacionar somente através das respostas para suas perguntas e vice versa. Se buscas passar tempo buscando informações sobre assuntos aleatórios dividindo perguntas e respostas com pessoas aptas a responder
E tem mais é contagiante a alegria que sentimos quando temos nossas respostas escolhidas como a melhor , eu particularmente com pouco tempo de YR, tenho um número considerável de melhores respostas dadas e me orgulho desse feito, principalmente por ser de uma cidade do interior onde poucas pessoas buscam informação, seja ela através da mídia escrita, televisionada e até mesmo na Web.
Na verdade tive vontade de dar este conselho, para você que está chegando agora para conhecer a Internet, e que só conhece o ORKUT e MSN, ou sites de busca de parceiros, saiba que tem um mundo de informações a seu dispor é só direcionar-se ao lugar certo e aproveitar o melhor da troca de informação onde o comando é seu.
Só para você degustar esse processo de perguntas e respostas, exemplificarei aqui uma pergunta feita por um dos amigos cultos, que tenho no Yahoo Respostas, o Nesher, ( este pode não ser seu nome verdadeiro, mas isso não importa quando o que está em questão é somente a troca de pontos de vista sobre diversos assuntos). Este é sobre o retrato político e no que diz respeito à segurança no país.

A pergunta do Nesher foi a seguinte:
O Feudalismo voltou e você não percebeu?
Tem muita gente apoiando criminosos aqui, vejo pelas respostas de uma pergunta que coloquei sobre Pena de Morte para criminosos. Uns culpam o judiciário outros o governo, e alguns os legisladores.Mas ninguém até agora disse, que isso faz parte do sistema. Um sistema criado pelo próprio governo de modo a fazer você apoiar o que esta errado sem saber o que é errado.Pense um pouco...! Quanto mais insegura a população, mas segurança particular eles irão contratar, e a indústria da segurança privada se beneficia com isso. Virou um comercio, o crime se tornou um mau necessário, para que estas empresas continuem lucrando com o medo.Todo o sistema foi moldado para condenar você cidadão, e você não percebe isso. Essa violência toda só favorece ao político, pois ele tem material de sobra para prometer a solução que nunca virá. A solução não interessa a eles, como poderiam quebrar o sistema que os colocaram no poder? O Feudalismo voltou, e vocês não perceberam, o rico esta protegido dentro da sua fortaleza impenetrável, e o povo como sempre a mercê dos bárbaros, revise a história, ela se repete sempre quando se esquecem dela.A pena de morte não diminui a criminalidade, eu sei disso, mas o bandido que matou, estuprou e violentou uma criança ou uma idosa, nunca mais fará isso novamente com outra pessoa, isso é que se tem de levar em conta, este não mata mais.Mas tem uma meia dúzia ai, que acha que é diferente, que o direito a vida é inviolável e o estado condenar alguém a pena capital é inconstitucional !!! Bom, então estamos excluídos desta constituição, pois bandidos continuam matando cidadãos inocentes, eles já não feriram a constituição?Ou nós, povo honesto e trabalhador assumimos o dever de mudar o congresso, limpar a casa, colocar gente nova lá dentro, para que as leis possam realmente beneficiar a maioria e não a minoria, ou esta minoria em pouco tempo será maioria, e não faltará muito para a escravidão voltar ao nosso país, pois a barbárie já esta instituída e instalada.O destino esta nas suas mãos, o futuro esta sempre em movimento, o que você alterar hoje, mudará o futuro. Comece a mudar as coisas hoje para que teu filho ou teu neto tenha um país melhor para viver, esta na hora de tomarmos o poder. Chega de meias medidas, de meios expedientes, isso acabou, nós entramos na era das conseqüências, e a conta já esta emitida, e ela é alta.A divida moral, é maior que todas as dividas que o país tem, seja ela publica ou externa.Se você não pensou nisso, pense a partir de hoje, é esse o país que você quer deixar para seus filhos e netos???Se puder e tiver sorte, tenha um bom final de semana!


E diante dessa pergunta interessantíssima que retrata a realidade que vivemos, respondi a pergunta assim:

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta
Concordo com você em gênero, número e grau.Todo poder emana do povo, que povo? aquele que só se preocupa em consertar a sociedade quando é eleitor que acompanha a oposição, mas quando seus políticos chegam ao poder ficam calados sacudindo a cabeça, sendo coniventes com todo o tipo de arbitrariedade ou acomodação por parte desses senhores que só querem saber de se dar bem, e descaradamente nos afrontam todos os dias da nossa vida.Viram o exemplo maravilhoso que o povo deu no impeachment do Collor, mostrando que quando há união as coisas acontecem e agora onde esse povo está? Eu respondo: Está satisfeito com o seu Governo, uns recebendo bolsas assistenciais, outros com empregos comissionados, em órgãos do governo enfim, não se opõem mais a nada.Um fato interessante, lá em cima nas respostas alguém alegou preguiça para ler sua pergunta, esse é o retrato de um povo conformado que não lê, portanto não está nem aí para nada por falta de informação e por isso não reage. Não tem subsídios intelectuais para desenvolver o senso crítico.Se você puder dê uma passada no meu blog
http://maltez-vidaecultura.blogspot.com ,
leia um texto que escrevi, cujo título é: "Eu acredito", agradecerei imensamente se postar um comentário. Busque também o
http://nareal-maltez.blogspot.com .Pois eu aconselho você a entrar no YR e fazer quantas perguntas com quantas linhas forem necessárias para expor seu ponto de vista e alertar nossa sociedade, sobre a verdade por trás dos bastidores da política partidária de nosso País.

Mais uma vez me orgulhei de ter sido escolhida pelo autor da pergunta como a melhor pergunta, resultados como este já me elevaram ao nível 2 no YR.
Você que está lendo essa matéria se quiser acesse o Na Real, e poste seu comentário.
Siga-nos no YR e teste seus conhecimentos em altíssimo nível, é excelente passar o tempo praticando Cultura.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

VIDA E TEORIAS DE SIGMUND FREUD


Sigmund Freud, médico psiquiatra e pensador austríaco, especializado em doenças mentais, elaborou empiricamente um novo método de investigação mental, a PSICANÁLISE, uma teoria do funcionamento da mente humana, que utiliza um método exploratório de sua estrutura, que se destina a tratar de comportamentos compulsivos e doenças de natureza psicológica, expôs os mecanismos de repressão dos impulsos sexuais, impostos pela educação do indivíduo em sociedade.
Exerceu sua carreira exercendo o magistério e a clínica, especializando-se em neurologia, ao seguir os Cursos de Jean Martin Charcot em Paris, interessou-se especialmente por suas teorias sobre a histeria. Através do recolhimento de várias fontes, compôs sua teoria, baseando-se nas descobertas do médico austríaco Josef Breuer, com o qual realizou experiências sobre pacientes histéricas, com base na doutrina platônica e do pensamento filosófico de Scopenhauer, Freud consolidou os postulados da Psicanálise através da prática clínica.
Em 1860 em virtude da falência do pai, aos 4 anos teve que mudar-se para Viena. Aos 9 anos entrou para a escola onde obteve um aproveitamento acima da média. Em 1873 matriculou-se matriculou-se na Universidade de Viena, estudou primeiro Filosofia, depois adquiriu interesse pela Medicina e partindo daí, especializou-se em Fisiologia Nervosa, onde a prática diária faria com que, ele adquirisse subsidios que o ajudariam a conhecer a mente humana. Acredita-se que Freud deve à Filosofia a inspiração pela sua doutrina, muito mais do que a atrasada Fisiologia Nervosa do seu tempo.
Ao obter uma bolsa para trabalhar no Laboratório de Fisiologia Marinha do Trieste, estudou os órgãos sexuais das enguias e publicou "Observações sobre a configuração e estrutura fina dos órgãos lobados das enguias descritos como testículos". Na verdade esse seria um tema (sexo) que futuramente distinguiria-se na Psicanálise.
Concluiu seus estudos de Medicina em 1881, e no ano seguinte preocupado com sua situação financeira, Freud deixou sua função no Instituto e tornou-se médico no Hospital Geral de Viena, interessou-se por um caso relatado por Josef Bauer, cuja paciente era Bertha Pappenhaim cujo nome na ficha médica era "Fraulein Anna 0", que com somente 21 anos era hipocondríaca e depressiva e que em alguns momentos acreditava estar paralítica, não conseguia beber água mesmo estando com sede, sentia-se incapaz de falar seu idioma (alemão) e usava francês ou inglês para comunicar-se . Ao ser submetida à hipnose por Brauer, relatava casos de sua infância e sentia-se bem depois desse processo.
Freud impressionado com a propriedade terapêutica da conversa durante o estado hipnótico, aproveitou uma bolsa de estudo que lhe foi dada pelo governo e passou algumas semanas em Salpetriere (hospital público em Paris, um centro médico dos mais conhecidos a nível de tratamento de saúde mental, que tinha como propósito a inernação de pobres vagabundos da cidade, servia de lugar para reclusão das mulheres denunciadas por deus maridos aos padres). Aprendeu com Charcot as técnicas de hipnose, porém teve sucesso em sessões de conversa com pacientes, sem a utilização da hipnose.
Em 1890 passou a fazer anotação dos seus próprios sonhos, acreditando que forneciam pistas de atividades inconscientes, em meados dessa década ele já se auto-analisava. Entre os anos de 1892 e 1895, substituiu a hipnose pelo divã, (um sofá), onde o paciente ficava deitado e relaxado em uma posiçao confortável lembrando e contando sobre os traumas que possivelmente seriam os responsáveis pelos seus problemas. Com o paciente em estado de relaxamento, Freud conduzia com ele uma associação de idéias, onde encontravam lembranças recalcadas que seriam a causa dos seus disturbios psicológicos. Formulando a partir desse principio a teoria de que os sintomas histéricos tem sua origem na energia dos processos mentais, que impedidos de de influenciar a consciência desviam-se para a inervação do corpo e transformam-se nesses sintomas. Em decorrência das experiências traumáticas relatadas por seus pacientes, Freud convenceu-se de que o sexo era parte dominante da origem das neuroses, passando a considerar o desejo sexual, a única motivação direta ou indireta do comportamento humano. Essa teoria provocou o afastamento de Brauer e de vários colegas seus.
Sua principal obra "A interpretação dos Sonhos" ( Die Traumdeutung), publicado em 1900, em parte analisa sonhos, tem autobiografia e análise de sonhos. Retrata um mecanismo de "fusão de uma pessoa em outra", detalhamento minucioso do tema onírico, explica como representam a realização do desejo, descreve o Complexo de Édipo, e enfatiza a importância da infância no condicionamento da vida adulta. Temas que escandalizaram o meio médico de Viena. Freud divulgava seu pensamento mal acabado sobre o problema sexual das crianças que ele afirmava estarem sujeitas a desejos sexuais, cujo objeto desse desejo frequentemente eram os pais. Passou por diversos processos de tentativa de sustentação de sus teorias e do reconhecimento da parte representada pela sexualidade no Complexo de Édipo.
No século XVII apareceram os sintomas de sua doença e Freud suavizou seu destaque ao instinto sexual como a força que movia o comportamento, publicou vários livros, entre eles "O Ego e o Id", onde o Ego trata da realidade do mundo exterior e o Superego é o inibidor dos instintos, uma espécie de vigilante da alma em uma doutrina Platônica.
Ateu e materialista, para Freud o homem é o que ele é, nada que ele faz é casual ou acidental e não é perfeitamente livre ou racional, ele obedece causas inconscientes. Que a força que orienta seu comportamento está no instinto sexual que não se apresenta no homem de forma consciente, devido arepressão inconsciente. Essa teoria reforçava o pensamento de Scopenhauer, de que "Uma vontade Universal soberana e cega deseja a sobrevivência da espécie e isso tudo se traduz no sexo".
Faleceu em 1939 depois de asilar-se doente na Inglaterra.
Na verdade pode-se observar que Freud desenvolveu uma livre associação, dando oportunidade para que seus pacientes lhes dissesse o que lhes vinha à mente, usando essa técnica como análise dos sonhos e também ajudando seus pacientes a expressarem livremente seus desejos e experiências reprimidas, a importância que Freud destacou no poder do inconsciente, estendeu nossa visão da natureza e da sexualidade humana e abriu caminho para a psicoterapia, que processa a busca do conhecimento, do desenvolvimento pessoal e principalmente de ajuda.



Texto apresentado por Sônia Maltez, acadêmica do curso de Licenciatura em História da Faculdade Tecnológica do Pará- FACETE

sábado, 4 de julho de 2009

RAZÕES E FUNÇÕES DO MITO NAS SOCIEDADES PRIMITIVAS

Desde os primórdios da humanidade, o homem teve necessidade de criar mecanismos, para justificar sua origem e importância, foi a partir daí que desenvolveu o seu senso comum, baseado no empirismo e o conhecimento mítico
O homem que deu crédito ao empirismo, foi aquele que viveu suas experiências, mantidas por fatos tradicionais, herdados de seus ancestrais.
Aquele que desenvolveu seu senso mítico, ou seja o homem primitivo, baseou-se na crença pelo abstrato, como forma de explicar sua realidade.
Quais dos dois é o certo? Não podemos classificar essas opiniões e comportamentos como incoerentes, pois cada povo encontra sempre uma explicação plausivel de acordo com sua crença.
Podemos fazer somente uma análise, sobre o sentido mítico, como uma maneira fantasiosa de explicar a realidade, que não foi justificada pela razão, como a origem dos males que assolam a humanidade, entre os povos primitivos o mítico era a estrutura dominante de crença. Os primeiros modelos de construção do real, são de natureza sobrenaturais, ou seja homem sempre recorreu a um ser abstrato, para aliviar suas aflições cotidianas.
Os mitos em geral, tendem explicar sempre uma origem e consequentemente, torna-se modelo para outra realidade. Para quem neles acredita, é a pura realidade, porém isso não significa que seja a lógica. Mas através dessa crença o homem se posiciona no meio em que vive e sem dúvida dá mais sentido ao seu dia-a-dia. Atualmente convivemos com as divergências religiosas que são a maior prova desse contexto. O antagonismo que mantém essa disputa é crescente, pois cada vez mais separa e classifica as pessoas, igualmente ao Capitalismo que as divide em classes sociais.
Dizem que o ceticismo deixa o ser humano, frio e calculista, mas o que dizer do fanatismo que mata em nome de um ser divino?

quinta-feira, 25 de junho de 2009

O MUNDO DA MÚSICA PERDE O MAIOR ASTRO POP DE SUA HISTÓRIA



Acredito que é difícil escolher uma música diante de tantas, que Michael Jackson gravou, ele que foi um artista completo, e será uma eterna referência da música contemporânea. Os clips que fazia em parceria com o grande produtor Quincy Jones, estavam a frente do seu tempo, eram mega produções. Imagine com o aperfeiçoamento da tecnologia, o que ele seria capaz de fazer agora. Mas tudo tem seu tempo, ele fez sua história embora cheia de contradições, mas o importante é que deixou um legado, que jamais será esquecido, principalmente quando se trata da inserção da música negra, no "universo branco". Quem nunca tentou dançar o moonwalker ( passo lunar), passo de dança criado por ele, que muitos críticos disseram ser uma cópia de Fred Astaire, porém recebido pelos fãs como um fato extraordinário. O certo é que suas canções a partir de hoje terão destaque na mídia. E tomara que a humanidade perceba que Michael, era um homem com conflitos pessoais, que em alguns momentos o deixaram em situação delicada perante o mundo. Mas que se firmou como estrela, devido seu enorme talento. Atualmente que tudo é efêmero no mundo artístico, poucos se estabelecerão de forma tão longa , pois sua permanência nesse meio supera até mesmo Elvis Presley, que curiosamente por algum tempo foi seu sogro, pois mais do que Elvis, ele vendeu 750 milhões de discos. Feito que ninguém mais conseguiu. A Black music está de luto, pois perdeu um de seus maiores mentores e propagadores. Ele sabia que era amado e que faria muita falta quando aqui não mais estivesse. É dele esta frase: “É importante, se você entra neste mundo sabendo que é amado e deixa esse mundo sabendo também”.

terça-feira, 23 de junho de 2009

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM NOSSAS CRIANÇAS?

Nós que somos educadores, percebemos que aquelas frases que caracterizavam regras básicas para uma boa educação familiar e escolar, como: Muito obrigado, por favor, com licença, senhor, senhora, sua benção meu pai ou minha mãe, aos poucos estão se tornando parte da lembrança remota, de uma criação considerada pela "galera", como ultrapassada.
Pais e mães no intuito quase que insano de não assumirem sua idade, preferem que seus filhos lhes tratem como "amiguinhos". Benção, ahhh... nem pensar, é ultrapassada, isso não se faz hoje em dia. Quando saem às compras, quem determina o quer comprar é a criancinha, que mais tarde pré ou adolescente, nunca está nem aí para a real situação financeira dos pais. E quer sempre roupa de "marca", ela não quer saber de nada, o importante é mostrar que pode ter "marca", para se exibir para a galerinha do bairro ou da escola, enquanto isso os pais se afundam no Cartão de Crédito com parcelas que serão debitadas em 12 ou mais vezes "sem juros", e se os pais reclamarem no mínimo a resposta é "não pedi pra nascer, agora te vira, eu quero", e a vida vai passando.
É claro e evidente que esse tipo de criação, quando ultrapassa a porta de casa, não vai mudar, lá fora, tudo vai ter que girar em torno, do seu bel prazer senão...!
O respeito que falta em casa naturalmente faltará na rua, só que lá fora a selva corre a solta, tem mais destas espécies antagonizando-se por aí, e as consequências, podem ser inimagináveis.
Percebe-se que o pré e o adolescente atual, não podem ser desagradados de nenhuma forma. Antes, na maioria das descobertas de casos de adoção, agradecia-se pela criação recebida, hoje, grande porcentagem de filhos adotivos se revoltam, quando descobrem que são, por mais que sejam criados com todo o carinho e cuidado do mundo, e sabe o que eles fazem na maioria das vezes?. Buscam na droga, a compensação por terem tido uma família maravilhosa que o criou como se fosse biológico, e muitas vezes até melhor, do que muitos biológicos que se vê por aí. Não dá para entender esse processo psicológico do jovem atual.
O certo é que essa corrida maluca que se vive em torno do TER , faz com que grande parte de nossas crianças, sejam esquecidas pela educação familiar, e colocadas em creches ou pré- escolas muito cedo, ficando ao encargo dos profissionais em educação, a construçaõ da base que será responsável pelo adulto que essa criança se transformar.
Agora vamos analisar, pela quantidade de crianças atendidas dá para substituir o que seria feito pela família em casa com exclusividade?
Criança precisa de carinho?, é claro que precisa, mas carinho também tem que ser dado com responsabilidade, é preciso ter cuidado ao fazer todas as vontades da criança, porque quem garante, que os pais estarão sempre perto e juntos, para fazê-las.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

CRIANÇAS DO JARDIM DE INFÂNCIA ALTAMIRA SANTOS


Quando nos dispusemos a abraçar esta profissão, sabíamos o quão trabalhosa seria, porém depois que vemos, essas crianças, já educadas e dando o primeiro passo para a construção do seu futuro baseado em educação e cultura, acreditamos que esse é o nosso melhor salário, a razão de nossa alegria como profissonais e a certeza de que este é o caminho para a mudança, que a sociedade humana tanto deseja, mas ainda não sabe por onde seguir. Como diz a música Sal da Terra de Beto Guedes, "a felicidade mora ao lado, só quem não é tolo pode ver", essa felicidade gente, é a EDUCAÇÃO.

HOMENAGEM DO J.I.A.S AOS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL


Nossos eventos festivos não pode faltar a homenagem, aquele que hoje é tão desrrespeitado em sua liberdade como ser humano, o índio.

domingo, 21 de junho de 2009

OLHA O QUE SOMOS CAPAZES DE FAZER QUANDO QUEREMOS MUDAR


Quando temos força de vontade conseguimos mudar o óbvio, neste evento não tínhamos a menor condição de arrumar estas crianças, e olha só o que conseguimos.

PRINCESA ENCANTADA DA ILHA DE MAIANDEUA / ALGODOAL - MARACANÃ- PA


A Princesa da Ilha de Maiandeua, passando pelas datas comemorativas do J.I.A.S

BANDA MARCIAL "BOTOS "



Diz a lenda que estes peixes transformam-se em humanos com roupas e chapéus brancos e saem da água para seduzir as mulheres.
Eles são liiiindos esses botinhos do J.I.A.S

Jardim de Infância "Altamira Santos", BOTAFOGO /Maracanã-Pa


Iara a lenda da Mãe D'água, personagem das lendas Amazônicas, representadas por Louise, aluna do J.I.A.S Maracanã-Pa

Jardim de Infância "Altamira Santos", BOTAFOGO /Maracanã-Pa


Essa escola infantil é o órgão educativo da Sociedade Beneficente e Literária Botafogo em Maracanã- Pará,onde exerço meu 3° mandato comoPresidente.

- Preparação para o desfile da Escola em data comemorativa.

- No fundo da foto a sede social do Botafogo

domingo, 14 de junho de 2009

EU ACREDITO, QUE ALGUMA COISA NESSE MUNDO POSSA MUDAR

EU ACREDITO...

Do fundo do meu coração, na força dos verdadeiros encontros, na cumplicidade das relações amigáveis e amorosas, na riqueza da interação entre culturas e no respeito entre comportamentos diferentes.
Acredito plenamente na possibilidade de um dia, nossa constituição brasileira estabelecer a obrigatoriedade da educação para o povo e ao mesmo tempo o desobrigue de votar. Que os projetos educacionais saiam dos discursos e do papel e sejam instituídos em sua totalidade com real transparência para que o brasileiro possa discernir as verdadeiras intenções de cada benefício fantasiado de “Assistência Social” em troca de reconhecimento, ou seja, de voto .
Acredito na citação de Thomas Jefferson ex presidente dos EUA, “Um povo ignorante, nunca poderá ser livre”, pois quando bem informado ele jamais será desrespeitado em sua cidadania, sendo esse desrespeito decorrente das atitudes megalomaníacas da política partidária, que nos prende aos grilhões do poder doentio.
Atualmente meus desafios para entender o comportamento humano, são imensuráveis, diante da alimentação de atitudes mascaradas de regras, que desencadeam desigualdades pelo terrorismo psicológico diante da impunidade que nos oprime, de preceitos legislativos que nos deixam indefesos nas mãos de seres irresponsáveis, que se intitulam “responsáveis” pelo destino sócio-econômico do país e de seus habitantes. É difícil ver lógica, na violência que se globaliza, através das religiões neo liberais, das que perseguem, discriminam e até matam em nome de Deus
Precisamos encontrar pistas viáveis, para forjar a cultura do SER e não do TER, é necessário ficarmos atentos para a ambição humana, que torna-se cada vez mais destrutiva, o maior exemplo que temos é a degradação do espaço natural que vivemos, que provavelmente nossos descendentes só terão conhecimento através de fotografias e histórias.
Acredito em seres verdadeiramente humanos, que possam promover mudanças através do respeito, da solidariedade, não a textualizada e verbalizada, mas sim, a praticada que dá um sentido sagrado à vida, que homens de bem tenham a audácia dos canalhas, para mudar com ousadia e que esses homens se caracterizem como pedras, que unidas pelo cimento da integração, formem uma calçada, que abra caminhos entre conflitos, dando aos outros a esperança de que a sociedade ainda pode escapar do caos.
Acredito em heróis! que deixarão um legado harmonioso de justiça, sinceridade, liberdade e consequentemente de paz para as gerações que protagonizarão no futuro, a história da História do Brasil.
Sônia Maltez
Maracanã- Pará

O FRUTO DA MANGUEIRA ( MANGA) CUJA ÁRVORE ENFEITA A CIDADE DE BELÉM, CONHECIDA COMO "CIDADE DAS MANGUEIRAS"


Essa fruta tão saborosa, tem um bom teor de carboidratos, cada 100 gramas fornecem em média 64,3 calorias, também é dotada de considerável quantidade e betacaroteno (polivitamina A), vitamina C, vitaminas do Complexo B, além de ferro , fósforo, cálcio, magnésio e zinco. Ajuda a purificar o sangue, é diurética. Pura, ou transformada em suco ela combate a bronquite, tem efeito expectorante e combate a acidez estomacal. Conhecendo a propriedade dessa fruta, o que você está esperando, venha ao Pará e deguste manga em qualquer rua, você escolhe, é só parar em baixo de um pé e esperar ela cair. Seja bem vindo

BELÉM DO PARÁ A "CIDADE DAS MANGUEIRAS


A maior cidade da linha do Equador, Belém do Pará, tem suas ruas naturalmente esverdeadas pelas majestosas mangueiras que as arborizam, formando túneis, que a deixam simplesmente aconchegante. Presente dado pela natureza para proteger seus transeuntes dos raios solares.

sábado, 13 de junho de 2009

MARACANÃ UMA HISTÓRIA DE GLÓRIA, ILHA DO MARCO, FOI AQUI QUE TUDO COMEÇOU


Praia do Marco, onde a natureza é pura arte. Um lugar de paz e tranquilidade ainda não modificado pela ação humana.

O ANOITECER EM MARACANÃ-PA, OBRA DE ARTE DA NATUREZA


Este é o anoitecer mais mágico que a natureza já proporcionou para um povo.

MARACANÂ - PARÁ, UM PARAISO AS MARGENS DO OCEANO ATLÂNTICO


Maracanã -Pará


Maracanã, significa," papagaio de voz berrante", também nome de uma aldeia indígena, que teve suas terras ocupadas, por franceses que vieram do Araguaia, com 400 homens que fincaram suas bandeiras nas terras dos Maracanãs. Revelações do padre Ives D'vreux, que chegou a escrever "Histoire de Choises Advenues en Maracanã es anée 1613 et 1614. Os espanhois chegaram a Maracanã, pelha Ilha do Marco, em 9 de fevereiro e deixaram um monumento, que demarca 50 léguas da costa ocidental, do Rio Turiaçú no Maranhão,limite de uma pretensa Capitania hereditária. Essa ilha tem a denominação de Marco, por causa de um monumento de pedra, existente até hoje.

Maracanã no último censo demográfico, apresentou uma população de aproximadamente 30.000, habitantes. Seu clima é quente e úmido equatorial, porém bastante ventilado,está distande de Belém (capital do Pará), a 145 km em linha reta, e 165 km em rodovia. Sua área é de 752 km2, limitando-se ao Norte com o Oceano Atlântico, a Leste com Salinópolis e Santarém Novo, a Oeste com Marapanim e Magalhães Barata e ao Sul com Igarapé - Açú.

Localizada as margens do Rio Maracanã que desagua no Oceano Atlântico, tem paraísos naturais, como a Ilha de Maiandeua ( Algodoal) Marco, Marieta, e uma quantidade considerável de praias que formam seu litoral.

TACACÁ UMA DELICIA COM BASTANTE PIMENTA ENTÃO ....HUMMM


É uma bebida,bastante consumida entre os povos da região amazônica. No Pará, faz parte da "merenda" da tarde. Apesar desse processo comportamental variar de acordo com o costume dos moradores de cada município.Em Belém,po exemplo, o consumo é diário, em vista da variedade de barracas de venda espalhadas pelas ruas da cidade.Nas cidades interioranas,costuma-se tomar pela parte da tarde.É completamente normal em uma cidade pequena do interior do Pará, se ver famílias, amigos e desconhecidos sentados em torno de uma venda de tacacá, degustando a iguaria e conversando.


Essa bebida tão consumida pelo povo do Pará, é feita com os seguintes ingredientes : Tucupi,tapioca,jambú,camarão e molho de pimenta.

Da tapioca faz-se uma goma (espécie de mingau),retirada do polvilho,que resulta do descanso de um líquido amarelo (tucupi), com um sabor em alguns casos, azedo.

O tucupi,é o líquido retirado da mandioca,depois de passar por um intenso processo.

O camarão,é pescado de tarrafa, nas águas salgadas da região.

O jambú, é uma folha,que depois de passada pelo processo de cozimento,provoca um "tremor", gostoso nos lábios, algo exótico,só quem já tomou, conhece.

O molho de pimenta,que é o tucupi com o sabor modificado, depois de ter uma quantidade considerável de pimenta cheirosa. Que depois vai regar o tacacá de acordo com a "coragem" do degustador.

Essa deliciosa bebida é servida em um recipiente chamado cuia, que é o fruto da cabaça de pequeno porte, que depois de tirado sua polpa, passa por um processo de secagem e pintura, com tinta derivada da casca de uma árvore chamada cumatê.

É servido quente.