![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwo6qYlRD9oyGX3K9Y4ZabVJa9YCYNYNxCem0E8q0mJQKumHtlygQhGeZeuUR4z8nzfZ5iFrp_pl3e3FU8GrVu4NeD0prL7fXWp5RTqBwpfUssjoAkE-jcY-D1oTw0CALQj1cG23tF44w/s400/1simbolos.jpg)
O rei era a representatividade material dos deuses e em alguns casos ele tornava-se um ser divino e a classe sacerdotal era praticante de grandes rituais de magia. Os rituais e a entrada nos grandes templos eram privilégios dos nobres e sacerdotes, quanto ao povo só era lhes dado o direito de promover cultos considerados populares, que se entrelaçavam entre crenças e superstições.
Por volta do século VI aC, o Zoroastrismo ocuppou um lugar distinto entre os religiosos e suas religiões também distintas, e segundo sua doutrina os maus morrem e são salvos, porém antes de serem salvos teriam que ser purificados no inferno enquanto que os virtuosos já vão direto para o paraiso.
Esta religião foi fundada pelo profeta persa Zoroastro ou Zaratustra, sua fé era prescrita e embasada em um só Deus, Ahura Mazda o Senhor Sabio que segundo os seguidores do Zoroastrismo era o Senhor Absoluto do Universo.
Acredita-se que a civilização egipcia foi a sociedade mais organizada, tendo como base para essa organização suas crenças religiosas. Os egipcios eram politeistas, adoravam os animais e tinham um profundo respeito pela natureza, cada cidade tinhaseu deus, o solera bastante venerado por eles por acreditarem que a vida dependia dele.
No novo império os reis tebanos da XVIII dinastia impuseram seu Deus Amon para todo o Egito, porém como havia uma certa identificação entre ele e o Deus Rá passou a chamar-se Amon-Rá, depois da morte dos reis ele voltou ao politeismo oficial.
Após o Egito ser conquistado por Alexandre em decorrencia da dinastia ptolomaica ser fundada trazendo traços da cultura grega, a religião egipcia também absorveu parte dessa cultura. seus ritos funerários eram baseados no enfrentamento ao julgamento de Osiris, acreditavam na vida após a morte, mas essa vida em princípio era acessívelapenas ao rei, após o primeiro Período Intermediário, este acesso pode ser estendido ao povo. Acreditava-seno Egito que os templos abrigavam deuses e só os reis tinham privilégios de dar oferendas ao Deus principal,mas eles entregavam essa ação para os sacerdotes que zelavam pelos templos, esses sacerdotes eram oriundos de várias regiões e tinham seu próprio a respeito dos mitos e aos poucos foram inserindo suas crenças, que impostos favoreciam a credibilidade aos deuses que eles acreditavam.
No que se refere a religiosidade popular, ela se davaem forma de divisão de classes, pois o povo não tinha acesso a entrada dos templos, este era um ato exclusivo dos sacerdotes antes purificados,porém nas paredes dos templos eram feitos orificios que permitiam a passagem de oferendas que eram apresentadas aos deuses pelo povo, que também só podia ver suas estátuas quando saiam em procissão pelas ruas.
A religião grega politeísmo, porém com caracteristicas antropomórficas, permeada por resquícios da religião primitiva e com bastante traços de feitichismo, animismo e até toteísmo,onde blocos de madeiras com imagens grosseiras eram adoradas com devoção. seus cultos estenderam-se desde a pré- história e sobreviveram no exercício dos cultos cristãos juntamente com as tradições locais.
Havia diversidade na sua crença pois os fiéis acreditavam em uma vida celestial após a morte e tinham a crença de o julgamento separaria os bons dos maus.
Com a inserção dos povos helênicos de origem européia na Grécia, com eles também vieram suas crenças e seus deuses e após contatos com a civilização cretense e mediterrânea os gregos ganharam como herança o culto a divindades femininas, como era que passou a ser a esposa de Zeus,que era o senhor dos estados atmosféricos e protetor dos clãs guerreiros, segundo os indo-europeus.
Os deuses gregos diferenciavam-se dos homens pela imortalidade, eles comandavam os fenômenos naturais e sociais porém não tinham identificação com a natureza. Seu mais importante ato religioso se dava através dos sacrifícios oferecidos aos deuses, esses rituais poderiam ser executados de forma sangrenta ou não.
Mais tarde a religião grega deu espaço para a filosofia que determinava regras a serem seguidas para uma vida íntegra.
Os romanos não tinham uma classe de sacerdotes formada, seus rituais eram comandados por chefes de família ou juizes civis,porém suas atividades eram reguladas por colégios sacerdotais.
Houve várias tentativas por parte dos imperadores em reavivar os cultos tradicionais para que essa forma de religião servisse aos interesses do estado romano,mas o Cristianismo que tornou-se a religião oficial do governo do imperador Teodósio, não permitiu e expandiu-se não dando mais espaço para o culto religioso tradicional romano.
Trabalho acadêmico de Graduação em História da FACETE- Faculdade de Educação Tecnológica do Pará
Sônia M. Pinheiro