Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de maio de 2010

COBRAS E HUMANOS UMA CONSIDERAVEL DIFERENÇA .


Você já percebeu, quando falamos sobre elas ou o simples fato de exibirmos sua imagem causa pânico. Porque a conhecemos com animais perigosos que envenenam e matam sem dó.
Será que estes pobres animais merecem tanta hostilidade assim. Já que o seu ataque faz parte do seu instinto de sobrevivência. Percebemos que todas as fotos de cobras que atacaram seres humanos, em sua maioria os humanos estão em seus habitats, o homem no caso é o grande intruso... E se ele for atacado por um réptil ou qualquer outro animal em sua casa a causa é a ocupação desordenada dos espaços que outrora eram matas, e por esse fator os animais perderam suas moradas e estão migrando para centros urbanos.

Há muito tempo atrás eu escrevi este texto:

Porque será que não podemos ter nossa própria convicção sem sofrermos opressão por parte daqueles que acham que tudo tem que ser sem repetidamente chato e sem graça. E muitas vezes por isso somos envenenados por uma maioria com língua de víbora para justificar sua fraqueza de espírito diante dos que tem coragem de pensar e agir de acordo com seu ponto de vista, não se importando com popularidade.
Porque nesta sociedade hipócrita que vivemos, não é dado espaço a quem manifesta suas convicções, a quem tem base para expressar-se e não tem preço para se dar bem econômicamente e socialmente. Eu que faço parte desse contexto diferenciado, sei perfeitamente o que represento para cada pessoa com quem convivo, muito embora a maioria pense que me engana.
Na maioria dos ambientes de trabalho, quem não compactua com interesses muitas vezes ilícitos do chefe fica de fora do seu grupo, só é tido como funcionário amigo, aquele que comunga com os planos e principalmente aquele que trás cifras para o bolso do patrão, os que realmente querem ver o trabalho ser feito dentro do padrão sério determinado pelas normas institucionais e empresariais e com o devido respeito para quem desse trabalho usufrui, ficam de fora vendo a banda passar, esses funcionários não são levados a sério.
Sempre busquei na leitura, respostas para minhas dúvidas, mas também aprendi a analisar o ser humano e adquiri o hábito de não confiar em ningúem, porque as pessoas só gostam das outras quando há interesses em comum, quando esses interesses tomam uma outra dimensão, o afastamento é o primeiro passo.
Há bastante tempo acompanho de longe o desenrolar das eleições no meu município, e observo fatos interessantes. Diante das divergências partidárias, clientes se afastam dos bares, porque o dono não vota para o mesmo candidato que ele, vizinhos atacam-se mutuamente com músicas ofensivas, e deixam de se falar durante o processo eleitoral, os puxa-sacos de ambas as partes vivem se degladiando no intuito de derrubar quem é "do contra". Depois de ocorridas as eleições, a sem-vergonhice impera, todos voltam ao normal, como se nada tivesse acontecido, e se o canditato vitorioso não cumprir suas obrigações adminstrativas , mas o seu eleitor estiver sendo beneficiado de alguma forma não tem problema para ele está tudo bem, danem-se os outros.
O ser humano perdeu a noção do que é ser racional, vivemos em uma sociedade completamente oportunista, uma verdadeira feira de inescrupulosos, onde carreiras são conquistadas através do oportunismo e não pela capacidade de quem tem, o mau caratismo compensa o indivíduo que só quer se dar bem e não leva em conta valores morais. Muitas vezes somos vistos como ingênuos diante dos regimes sociais e políticos dos quais fazemos parte, porém sistemas radicais que nos prendem nos deixam covardes e sem poder reagir, pois se o fizermos a retaliação é violenta.
Quem é dotado de caráter e personalidade própria sabe, que durante sua vida inteira vai lidar com canalhas de comportamento asqueroso, vai ser traído por quem considera amigo ( eu poderia chamá-lo de cobra, mas ofenderia esse animal se fizesse tal comparação), vai sofrer por quem não merece um pingo de preocupação sua, vai ser enganado por patrões que se mostram publicamente como pessoas de moral ilibada, porém não tem sequer vergonha de nos bastidores forjar documentos para se manterem como chefes.
Se obtivermos sucesso, desagradaremos aqueles que não simpatizam conosco e até correremos risco de sermos apunhalados por inveja como aconteceu com Júlio Cesar.
Vivemos em um meio que não suporta ouvir verdades, muitas vezes ao dizer uma verdade você ganha um inimigo para o resto de sua vida.
É impressionante ver pessoas que quando recebem críticas ficam magoadíssimas, mas que mentem, desrespeitam, traem princípios, lesam e magoam os outros sem se preocupar com as marcas e danos que ficam em seus semelhantes
É nessa hora que entre o ser humano e a cobra, eu fico com ela, pois esse animal só ataca para se defender, e o ser humano sorrindo envenena e destrói quem diverge de seus ideais, por pura maldade e o que é pior, tendo convicção do mal que está cometendo para outro ser da sua própria espécie.

2 comentários:

  1. 1 comentários:
    Anônimo disse...
    Ola Sonia Maltez,será se te conheço?minha mãe era de maracanã e sempre passava ferias aí,alguns conhecidos:Silvio,lobão,Chimango(finado)Periquito,Evandro Botelho,Roberto Salomão,Jorge carudo,ia muito ao churrascão,peteua,rio preto,roubava muita galinha na semana santa,roubei muito coco do padre,sou da familia lobo mais conhecido por ESPIGA e moro fora do estado ja fazem 28 anos,se voce conhece esse pessoal que te falei da um abração neles pois morro de saudade de Maracanã e fortalezinha na festa das mães em julho,meu E-mail jotalobo@ig.com.br.um abraço.

    4 de dezembro de 2009 11:44

    ResponderExcluir
  2. Meus parabens Sonia,li este texto com os olhos vidradissimos...e ele retrata tudo mesmo sobre os acontecimentos desta temporada eleitoral e é impressionante como as coisas se repetem a cada eleição e o mais impressionante e triste é saber que amizades tão bonitas se acabam por conta disso,por pessoas que não merecem o mínimo de atençao...
    Esta é minha 3ª eleição que participo e já levei 2 porradas e hoje aprendi que precisamos ainda ter esperança em ver um dia esta cidade,nossa querida MARACANÃ perfeitamente administrada e cuidada como uma criança,cuidada com todo carinho, porem de uma forma discreta dou apoio a quem acho melhor e quem se enquadra nos quesitos RESPONSABILIDADE, COMPROMISSO, AMOR, SERIEDADE, TRABALHO SOCIAL e acima de tudo RESPEITO!!!
    Parabens pelo seu blog pelo fato dele ser um blog verdadeiramente democratico e que assim seja sempre!!!
    Um grande abraço pra você...

    ResponderExcluir