Quantas vezes sentimos vontade de entrar pelo fone do nosso aparelho de telefone e esganarmos os atendentes que estão do outro lado, por não conseguirem resolver nossos questionamentos, diante da prestação desrespeitosa de serviço por parte da prestadora de telefonia da área em que moramos.
Agora para piorar inventaram a tal atendente virtual, é irritante falarmos com uma máquina que sequer entende quando respiramos mal humorados e ficam repetindo que, “não foi possível entender qual a opção que você deseja”, e quando pedimos para falar com o atendente, a virtual “delicadamente” responde, “ vamos encaminhá-lo para um de nossos atendentes, mas primeiro responda, qual a opção que você deseja?.
Eu pergunto: Custa nossas ligações serem repassadas diretamente para os atendentes ao invés de fazer-nos perder tempo com máquinas que ao simples arfar de sua respiração, captam o som como se fossem palavras.
Próxima etapa, depois de termos vontade de, tacarmos nosso telefone na parede, somos finalmente atendidos e repassados para mais tantos atendentes forem necessários, e aí vamos nos irritar com a pessoa que nos atende do outro lado com extrema delicadeza.
Façamos uma análise para não sermos injustos, é claro que muitas vezes o cliente torna-se ignorante em decorrência do descaso que algumas empresas têm com quem usa seus serviços. Existem situações que são desgastantes, pois atendentes nos passam para outros, contamos a mesma história horas a fio e não temos o problema resolvido. Todos nós sabemos do desrespeito com que o consumidor é tratado neste país. Porém é interessante reconhecermos que, o (a) pobre atendente não tem culpa pelo mal estruturado serviço, que ele (a) é obrigado a prestar, desencadeando raiva e impaciência no cliente. Mas, sabe como entendemos o outro lado? Colocando-nos no lugar dele (a). Se você é atendente de call center e como consumidor liga para determinado local e te repassam para seis pessoas (isso já me aconteceu), ouvindo sete minutos de musiquinha na espera e nenhum deles resolve seu problema, durante 8 dias consecutivos pagando ligação interurbana, e quando você consegue falar no oitavo dia também não tem solução porque o prazo para reclamar expirou e você perdeu com isso , R$870.00 qual seria sua reação? É difícil reagirmos a fatos como esse com bom humor, apesar de sabermos que a culpa é do sistema interno das empresas. Mas mesmo assim o funcionário, merece nosso respeito, porque ele indiretamente também é lesado psicologicamente por esse Sistema Desrespeitoso de Atendimento ao Cliente.
Agora para piorar inventaram a tal atendente virtual, é irritante falarmos com uma máquina que sequer entende quando respiramos mal humorados e ficam repetindo que, “não foi possível entender qual a opção que você deseja”, e quando pedimos para falar com o atendente, a virtual “delicadamente” responde, “ vamos encaminhá-lo para um de nossos atendentes, mas primeiro responda, qual a opção que você deseja?.
Eu pergunto: Custa nossas ligações serem repassadas diretamente para os atendentes ao invés de fazer-nos perder tempo com máquinas que ao simples arfar de sua respiração, captam o som como se fossem palavras.
Próxima etapa, depois de termos vontade de, tacarmos nosso telefone na parede, somos finalmente atendidos e repassados para mais tantos atendentes forem necessários, e aí vamos nos irritar com a pessoa que nos atende do outro lado com extrema delicadeza.
Façamos uma análise para não sermos injustos, é claro que muitas vezes o cliente torna-se ignorante em decorrência do descaso que algumas empresas têm com quem usa seus serviços. Existem situações que são desgastantes, pois atendentes nos passam para outros, contamos a mesma história horas a fio e não temos o problema resolvido. Todos nós sabemos do desrespeito com que o consumidor é tratado neste país. Porém é interessante reconhecermos que, o (a) pobre atendente não tem culpa pelo mal estruturado serviço, que ele (a) é obrigado a prestar, desencadeando raiva e impaciência no cliente. Mas, sabe como entendemos o outro lado? Colocando-nos no lugar dele (a). Se você é atendente de call center e como consumidor liga para determinado local e te repassam para seis pessoas (isso já me aconteceu), ouvindo sete minutos de musiquinha na espera e nenhum deles resolve seu problema, durante 8 dias consecutivos pagando ligação interurbana, e quando você consegue falar no oitavo dia também não tem solução porque o prazo para reclamar expirou e você perdeu com isso , R$870.00 qual seria sua reação? É difícil reagirmos a fatos como esse com bom humor, apesar de sabermos que a culpa é do sistema interno das empresas. Mas mesmo assim o funcionário, merece nosso respeito, porque ele indiretamente também é lesado psicologicamente por esse Sistema Desrespeitoso de Atendimento ao Cliente.
Sônia Maltez
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